Fernando Bajouco da Fonseca, administrador delegado da Tegael, Telecomunicações, Gás e Electricidade, com sede em Coruche, disse à agência Lusa que a sua participada na República da Irlanda, a Gaeltec Utilities, assinou um novo contrato com o distribuidor de energia ESB Networks que permitirá dar continuidade ao trabalho iniciado naquele país em 2003.
O contrato prevê a realização, até ao final de 2010, de 4.000 novos serviços de média e baixa tensão e a renovação da rede de baixa tensão associada a 12.000 transformadores aéreos, o que deverá levar a empresa a aumentar, até ao fim deste ano, o número de trabalhadores naquele país (95 por cento portugueses) de cerca de 100 para 150.
Criada em 1983 e detida em 51 por cento pela Somague, a Tegael iniciou, na década de 90, a sua internacionalização em Cabo Verde e São Tomé e Princípe, onde é o instalador privilegiado das redes de telecomunicações móveis, estando também presente em Marrocos.
Neste país africano, onde criou a Tegael Maroco, com sede em Agadir, no sector das telecomunicações, a empresa está a alargar a actividade à área da energia, tendo ganho este ano um projecto de 2 milhões de euros para a electrificação rural de Tiznit, disse.
A tentar entrar na Escócia e em Angola, a presença em Marrocos, Cabo Verde, São Tomé e Irlanda representa já 36 por cento do volume de negócios consolidado, com a Irlanda a contribuir, em 2006, com 12,2 milhões de euros do total de 39,9 milhões de euros do volume de negócios da empresa, adiantou.
Fonte : Jornal O Mirante