Um grupo de marinheiros do século XVII tinha muita consideração e admiração pelo seu capitão que era um homem de muita bravura. De tanta que até lhe deram o cognome de "Capitão Bravo". Sempre que apanhavam pelo mar barcos piratas ele nunca perdia uma luta. E conseguia incitar todos os seus homens vestindo uma camisola vermelha. Um dia um dos seus marinheiros perguntou-lhe porque é que ele fazia sempre o mesmo ritual antes de cada luta, o de vestir a camisola vermelha, e incitava os seus homens. Ele respondeu, explicando que envergando uma camisola vermelha, se fosse atingido os homens nunca veriam o seu sangue, e mesmo que estivesse a morrer eles não o vendo ferido, continuariam a lutar sem se desmoralizarem.
Aí estava o segredo para tanta vitória contra os piratas! O marinheiro adorou a explicação e ainda achou mais valente o seu capitão. Um belo dia andavam eles no mar, quando se ouve o vigia a gritar que no horizonte estava um navio pirata. O capitão pega no monóculo e qual não é o seu espanto ao ver que, em vez dum navio pirata, eram para aí uns quinze ou vinte navios.
E eis então que o capitão grita para um dos seus homens: - Vai reunir todos os homens... e traz-me aquele par de calças castanhas!!!</p>
publicado por sorraia.blog às 13:27