14
Abr 09

Foram salvas as minas de Aljustrel. Foi salva a Fábrica Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha. No primeiro caso pela Martifer, no segundo pela Visabeira. No que respeita às minas, pelo menos, o próprio primeiro-ministro fez declarações a anunciar as negociações com os compradores.

Por outro lado, na área da comunicação social, o novo diário do Grupo Lena – grupo conhecido essencialmente pela sua actividade na área da construção – dá os primeiros sinais.

Ou seja: várias empresas com expansão relevante diversificam as suas actividades para áreas surpreendentes – e até aqui não previstas nem anunciadas nos respectivos planos de actividades.

Noutro âmbito, a Caixa Geral de Depósitos anunciou um novo banco com a Sonangol, sendo Francisco Bandeira apontado como o novo presidente. Tal como é presidente do nacionalizado BPN. Por sua vez, Armando Vara foi dado como o novo presidente do Millenium BCP de Angola.

 Quanto à Venezuela, o ministro Manuel Pinho vai assumindo a liderança das operações, com inovadoras oportunidades para sectores como o das conservas – e, até há dias, o da construção de casas para população ainda residente em bairros de barracas.

 

O estilo de governação deste Partido Socialista é muito intervencionista, muito dirigista, muito próximo da dinâmica empresarial.

Por isso mesmo, é essencial a actividade reguladora e de supervisão nos diferentes domínios de actividade.

Foi recentemente noticiado que o titular da Entidade Reguladora da Concorrência é bem próximo do ministro da Economia. Acreditemos que é independente e que sempre o será.

Já a Entidade Reguladora da Comunicação Social suscita preocupações, pois tem tomado posições demasiado alinhadas com o ministro que lida com essa área. Da ERC nada se ouve, por exemplo, pelo facto de a publicidade do Estado e das empresas com capitais públicos não ser colocada em órgãos de comunicação que critiquem o Governo.

Confirma-se, por outro lado, que ficou sem efeito o concurso para a concessão de licença para o quinto canal de televisão. E sucede igualmente que, dos três canais de televisão licenciados, um é público e outro teve como presidente do Conselho de Administração um ex-ministro da Economia e das Finanças do Governo de Guterres e como administrador um quadro da banca com responsabilidades em campanhas eleitorais do Partido Socialista. E na SIC-Notícias está como comentador residente o n.º 2 do PS.

Embora noutro plano, a empresa de sondagens com mais forte posição no mercado tem como principal responsável um militante e ex-dirigente _do PS.

publicado por sorraia.blog às 23:52

Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
17
18

19
21
23
24
25

26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO