O documento foi aprovado no dia anterior pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e visa uma "preservação eficiente" na malha florestal do concelho, refere a autarquia em comunicado.
Para o comandante dos bombeiros de Coruche, Rafael Rodrigues, este novo plano constitui um instrumento importante para ajudar a "preservar a floresta e a segurança das pessoas", podendo "funcionar como um manual para uma ainda maior cooperação no futuro" entre a protecção civil e a autarquia.
O plano tem uma duração de cinco anos e impõe regras de limpeza das manchas florestais e a manutenção de espécies arbóreas mais resistentes ao fogo para prevenir a propagação rápida de incêndios florestais.
Por outro lado, a autarquia quer com este novo documento "articular todos os meios e organismos com responsabilidades na defesa da floresta" e "propor acções que permitam garantir a segurança de pessoas e bens, proteger e conservar os espaços Florestais e minimizar a incidência dos incêndios no município", acrescenta ainda o comunicado.
Só podemos desejar que de imediato se aplique o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.