16
Jan 07
Azia.O termo é algo geral em termos de sintomas. Ou seja, dispepsia vem do grego, quer dizer má digestão e é uma síndrome que engloba vários tipos de quei­xas. As mais sugestivas são a chamada dor abdominal, a dor epigástrica – na zona que as pessoas referem como sendo a do estômago –, as náuseas e o abdómen distendido.
Enfim, uma série de perturbações digestivas que originam a sensação de desconforto ou mal-estar no doente.
Mas estas são as sensações ditas normais num doente que sofra de dispepsia, podendo, no entanto, haver outra sintomatologia.
Existem depois algumas manifestações atípicas, que são englobadas no termo dispepsia. Desde as pessoas que sentem saciedade precoce, que têm um enfartamento fácil, isto é, dizem que comem pouca quantidade e ficam logo enfartadas; até às pessoas que sentem ardor ou sensação de queimadura, ou seja, aquilo a que chamam azia.
Quem sofre de dispepsia pensa que é algo vulgar e, por isso, poucas vezes recorre ao médico. Daí a dificuldade no trabalho dos especialistas nesta área.
Azia ou Dispepsia? Uma ou outra ou então ambas,é coisa que não tenho e então ainda muito menos em relação a quem escreve noutros blogs.
publicado por sorraia.blog às 14:36

Janeiro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
13

14
17
18
20

21
23
24
25
26
27

28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO