15
Jan 07
O Bloco de Esquerda responsabilizou esta segunda-feira a Câmara de Santarém pelo fracasso do projecto "Águas do Ribatejo", um projecto multimunicipal que deveria garantir o saneamento e fornecimento de água aos concelhos da região.
Em comunicado divulgado, a distrital de Santarém do BE acusou os eleitos do PSD e da CDU de Santarém de terem "falta de coerência, solidariedade e responsabilidade" ao recusar entrar no projecto multimunicipal, inserido na Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo (CULT).
Com este recuo de Santarém, o projecto perdeu a sua viabilidade económica, já que estava prevista a constituição de uma empresa com maioria de capital das autarquias e que iria gerir todos os investimentos nesta matéria.
Para o BE, a "inteira responsabilidade do arrastamento deste processo" pertence a Santarém, lamentando que a decisão da autarquia presidida por Moita Flores (PSD) prejudique as populações de toda a região, que irão assistir a sucessivos atrasos na "resolução dos graves problemas de abastecimento de água e saneamento básico".
Por outro lado, os bloquistas lamentam que o fracasso da empresa, que iria servir 150 mil habitantes, coloque em causa também a despoluição dos cursos de água, nomeadamente as bacias do Tejo e do Sorraia.
A decisão da Câmara de Santarém de não entrar no capital social da nova empresa, tomada no final de Dezembro, foi então justificada pela maioria social-democrata com a "precariedade financeira" que a autarquia "herdou" dos executivos socialistas anteriores.
Além disso, Santarém considerava a nova empresa um "negócio de duvidosas virtudes para o concelho", optando pela criação de uma estrutura municipal que se irá dedicar somente ao município.


Com este retrocesso, os municípios da região têm de pagar 35 por cento das obras previstas na rede de saneamento básico, que iria ser suportado pela empresa, o que pode levar a graves dificuldades em alguns concelhos, como é o caso de CORUCHE, onde existem trabalhos estimados em nove milhões de euros.
publicado por sorraia.blog às 20:00

Janeiro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
13

14
17
18
20

21
23
24
25
26
27

28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO